quarta-feira, 13 de julho de 2011

Lixo extraordinário.

Hoje algumas turmas foram ver o documentário Lixo Extraordinário. Pode ser que muita gente não tenha gostado ou nem ao menos prestado atenção, mas eu achei simplesmente extraordinário.Ou por acaso você tinha parado pra pensa naquelas pessoas? 
Que o lixo não evapora da rua todo sabem, ou pelo menos espera-se que saiba que ele vai pra um aterro, e pouco vai pra reciclagem. Venâncio, por exemplo, não tem aterro, o lixo produzido aqui vai pra cidade de Minas do Leão, ou seja, além de tudo estamos sujando uma cidade que nem é nossa ;)
Mas pra mim, e pra você que está lendo, é muito fácil falar sobre isso enquanto jogo a lata de coca-cola no lixo e não precisa se preocupar com o destino dela. Já imaginou você passando o dia todo no meio de tudo que as pessoas não querem mais?
Além disso, é um problema social. Não só do Brasil que é um país em desenvolvimento, mas do mundo todo. O fato de ter alguém que precise disso pra viver é muito preocupante, significa que não tem outras opções, que falta trabalho e estrutura. Alguém pode dizer que “alguém precisa fazer o trabalho sujo”, tudo bem, reciclagem é uma coisa extremamente fundamental pra todos nós, mas por que será que a gente tem que consumir tanto?
Pare pra pensar, em qualquer produto, um pacote de bolacha Maria, simples. A embalagem, as três embalagens individuais e mais a sacola do mercado que se trouxe pra casa. Agora imagine 190 milhões de pessoas comprando um pacote de bolacha, viu? É muito consumo.
O problema é que por mais que a gente queira, mesmo que não use sacola plástica, separe o lixo [como assim você não separa o lixo em casa? Tem que ver isso ai hein...] e tente consumir menos, tudo está contra, porque quem manda nisso tudo são grandes empresas, que lucram com as coisas que tem obsolescência programada. Não sabe o que é? Fácil, você compra um produto qualquer e espera que ele dure por muito tempo, mas ele estraga rápido porque a indústria quer que ele dure pouco, pra comprar outro e jogar o velho fora.
Ainda bem que cada vez mais as empresas estão se preocupando com a responsabilidade social e não só com o lucro final.
Então, se você não gosta de pensar em lixo, reciclagem e cuidados com o meio ambiente, comece a pensar no futuro. NO SEU FUTURO, somos todos responsáveis por garantir que as futuras gerações não tenham que armar guerras por água potável e nem precisem usar máscaras pra sair na rua. Bobagem? Pense na China e todo o ar maravilhoso de lá.

O grêmio está organizando mais uma vez o recebimento do material reciclado da GINCAGECA.
Na primeira coleta arrecadamos muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuita coisa mesmo, parabéns a toda família CAJ por retirar do planeta mais de 500 quilos de garrafas pet [entre outras coisas]. Vamos repetir o feito dessa vez!